Especial Novembro Azul - 24.11.2014

Bannerfixonov (4)

Câncer de Próstata

Saiba quais são os tipos de tratamento para a doença:

Vigilância ativa: caso em que o estágio do câncer é observado de perto e o tratamento iniciado somente quando e se necessário. Tem por objetivo evitar o tratamento desnecessário em homens com baixo risco de câncer. O método também detecta cânceres que começam a se tornar mais agressivos e que, portanto, necessitam tratamento.
Cirurgia radical: é a remoção total da próstata por intervenção cirúrgica (prostatectomia radical). É usada para tratar o câncer que está contido dentro da glândula da próstata. Ela pode ser:
-  Aberta (clássica)
-  Laparoscópica
-  Robótica
Radioterapia: utiliza alta energia (raios-X) irradiada a partir de uma máquina (radioterapia externa) ou liberada por sementes radioativas implantadas na próstata (braquiterapia) para matar as células cancerosas.
Radioterapia paliativa: radioterapia ministrada para auxiliar a diminuir os sintomas e as dores causadas pelo câncer, sem, contudo curá-lo.
Terapia hormonal: baixa o nível dos hormônios masculinos que estimulam o crescimento do tumor. Os especialistas em câncer utilizam este tipo de tratamento para interromper o fluxo de testosterona para as células cancerosas. Há três tipos básicos de terapia hormonal: usando cirurgia, injeções ou comprimidos.
Terapia multimodal: para pacientes com tumores agressivos e avançados.

Outras formas de tratamento

Há também outras formas mais raras de tratamento:

Bisfosfonatos: é um grupo de drogas que pode ser usado por homens portadores de câncer de próstata que se tenha espalhado pelos ossos. Não tratam o câncer, mas auxiliam na redução dos sintomas.
Crioterapia: congelamento da próstata. Este tipo de tratamento ainda está em fase experimental.
Quimioterapia: é realizada à base de drogas específicas que destroem as células do câncer. Este tipo de tratamento pode ser usado nos casos em que o câncer da próstata já se espalhou para além dos limites da glândula e não está mais respondendo à terapia hormonal. Homens em estágios iniciais da doença também podem ser submetidos a este tipo de tratamento.
Ultrassom Concentrado de Alta Intensidade: ondas de ultrassom de alta freqüência são utilizadas para aquecer e destruir células cancerosas. Este tipo de tratamento ainda está em fase experimental. Se estiver no estágio localmente avançado ou avançado, pode ser oferecida a alternativa de terapia hormonal, sozinha ou em combinação com outras alternativas de tratamento.

fonte:http://www.novembroazul.com.br/sintomas_tratamento/tratamentos.php